Você sabe quem é o primeiro e, até hoje, único goleiro a receber o prêmio de melhor jogador do mundo? Talvez seu chute tenha sido Buffon, Casillas, Oliver Kahn ou até Neuer, mas a resposta certa é Lev Yashin. O goleiro russo de 1,89m levou a Bola de Ouro para casa em 1963, mas os vários prêmios individuais que conquistou durante sua carreira não são o seu maior legado ao esporte bretão. Entenda mais sobre a revolução feita pelo “goleiro mais frio que já se viu na Europa”.
Além da sua elasticidade e posicionamento muito acima da média, Yashin se notabilizou, principalmente, pelo seu pioneirismo. Numa época em que goleiros pouco ousavam sair da pequena área, o russo foi arrojado ao realizar fundamentos, que hoje são comuns mas naquele momento eram raríssimas, como saídas do gol para auxiliar a defesa em cruzamentos e para fechar o ângulo de uma finalização do adversário, além reposições de bola que ajudavam na construção do ataque. Tais “inovações” eram simples mas aumentaram muito a importância e qualidade dos goleiros, que antes passavam os 90 minutos debaixo das traves esperando para participar o jogo.
A revolução que Yashin fez em sua posição foi testemunhada de perto pelos torcedores do Dínamo Moscou, clube pelo qual jogou por toda sua carreira. Por lá, conquistou 5 campeonatos soviéticos e 3 Copas da URSS, além de ser escolhido o goleiro do ano por 3 vezes. Pela seleção soviética, Yashin fez história ao ser campeão europeu na primeira edição da Eurocopa em 1960, e conquistar a medalha de ouro nos Jogos de 1956. Além disso, suas participações em Copa do Mundo também foram marcantes. Destaque para o quarto lugar na Copa de 66.
O Aranha Negra, como era conhecido devido a seu uniforme todo preto, se aposentou em 1971, aos 41 anos. No total foram 812 jogos na carreira, 270 sem levar gol e 150 pênaltis defendidos. Após pendurar as luvas, chegou a treinar times juvenis e participou de comissões técnicas do Dínamo e da seleção. Em 1990, acabou falecendo por problemas decorrentes de um câncer no estômago. Mas o legado de Yashin vive até hoje. Se no futebol atual é cobrado cada vez mais que goleiros participem ativamente do jogo, atuando muitas vezes como o antigo líbero, muito disso se deve a ousadia de Lev Yashin décadas atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário