Abel Ferreira havia colocado a marca de 80 pontos como meta para o Palmeiras brigar pelo título brasileiro. Mas com apenas duas vitórias nas últimas dez rodadas, o aproveitamento é de time da zona de rebaixamento neste intervalo e deixa o plano do treinador mais distante.
Desde que a sequência de sete vitórias seguidas se encerrou no Brasileirão, o então líder ganhou apenas mais duas vezes, empatou duas e perdeu seis, contando a derrota desta quarta-feira, para o América-MG, no Independência.
Nas últimas dez rodadas são dez gols marcados, 16 sofridos e um aproveitamento de 26,6% – melhor apenas que o desempenho da lanterna Chapecoense, que tem 16,7%. O Sport, penúltimo colocado, somou 31,9% dos pontos até aqui na competição.
Com tantos tropeços em sequência, o Palmeiras saiu da liderança do Brasileiro e agora está a 11 pontos do Atlético-MG. O time já perdeu, inclusive, a segunda posição para o Flamengo, que tem os mesmos 39 pontos do Verdão, mas com dois jogos a menos e saldo de gol melhor (20 x 7).
Para chegar na marca dos 80 pontos, o Palmeiras agora precisa de uma campanha quase perfeita e somar 41 dos 45 pontos restantes – equivalente a 91,1% de aproveitamento.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Verdão tem apenas 2% de chances de conquistar o título brasileiro – o Atlético-MG tem 88%, o Flamengo, 9%, e o Fortaleza, 1%.
Finalista da Copa Libertadores contra o Flamengo, o Palmeiras volta a jogar pelo Brasileirão no sábado, quando recebe o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque. Será a primeira partida com público na arena desde março do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário